Diretores

Wilson Mendes Lauria

Oficial General (R1) do Exército Brasileiro, com mais de 37 anos de serviço (1982 a 2019), desenvolveu atividades nos domínios da política, tática e estratégia.  Membro da Comissão de Gerenciamento de Riscos do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC)

Participou do Projeto de implantação da Aviação do Exército onde, como piloto de teste, integrou o processo de recebimento de aeronaves recém-adquiridas. Como Instrutor da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército contribuiu para a formulação da doutrina de emprego do vetor aéreo da Força Terrestre e gerenciou a aplicação do exercício de simulação de combate estratégico-operacional AZUVER.

Na área de Inteligência foi analista e, posteriormente, chefe da Seção de Acompanhamento da Conjuntura Internacional do Centro de Inteligência do Exército onde desenvolveu atividades de assessoramento ao Comandante e Alto Comando do Exército Brasileiro. Em 2010, durante a sua gestão, participou do gerenciamento da crise decorrente do terremoto que atingiu o Haiti.

Como Adido de Defesa, Naval e do Exército Brasileiro junto à Embaixada do Brasil na República da Guiana desenvolveu cooperações que contribuíram para um ambiente de confiança mútua com a Força de Defesa daquele país.

Como integrante do Estado-Maior do Exército chefiou a Seção de Assuntos Internacionais onde foi o responsável pela criação, implementação e monitoramento do portfólio de cooperação técnica do Exército Brasileiro com os Exércitos das Nações Amigas.

Foi promovido ao generalato em 2015 e designado para o comando da 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada onde, em região de tríplice fronteira, conduziu operações militares conjuntas em ambiente colaborativo com todas as demais agências federais e estaduais que lá se encontravam desdobradas.

Como sua última comissão, comandou o Campus Brasília da Escola Superior de Guerra. Sob a sua liderança, aquela Startup Educacional passou por um processo de scale-up atingindo maturidade em um estágio de sustentação irreversível.

Além dos cursos militares regulares, graduou-se nas seguintes instituições:

Humberto Luiz Ribeiro

Engenheiro civil pela Universidade de Brasília (UnB), atua e defende políticas públicas e privadas voltadas ao Desenvolvimento inovador, inclusivo e sustentável. Tem pós-graduação em gestão e liderança nas seguintes instituições: MIT, INSEAD, The Wharton School (UPenn), UNA, e Georgetown University

Professor-visitante de Services Innovation & Trade na Cornell University (NY – EUA, 2014 e 2015), atuando junto ao Emerging Markets Institute (EMI), ao Cornell Institute for Public Affairs (CIPA) e à Cornell Tech.

Diretor da Epicentor e da AWARE.  Empreendeu iniciativas inovadoras, entre elas a SuperObra.com – ponto-com pioneira na Internet em Brasília – e a internacionalização da Politec – empresa líder no mercado de serviços de TI.

Membro-Diretor do Departamento de Defesa e Segurança da FIESP (DESEG/FIESP). Membro do World Economic Forum (Davos) desde 2002. Co-Fundador do CJE-DF e da CONAJE, é curador de programas de Inovação e Empreendedorismo no Brasil e exterior. Foi membro do Conselho Deliberativo Nacional do SEBRAE, e diretor de entidades empresariais como a BRASSCOM, a FIBRA, o SINFOR e outras, além de membro de comitês internacionais como o BIAC-OECD e o WEDS da WITSA.

Foi Secretário de Comércio e Serviços do Governo Federal (2011 a 2014) quando liderou  iniciativas como o MEI (microempreendedor individual), SISCOSERV, Nomenclatura Brasileira de Serviços, SIMBRACS, Catálogo Oficial de Oportunidades para Investimentos no Brasil, Atlas de Comércio e Serviços, Política Nacional de Empreendedorismo, entre outras.

Palestrante em centenas de ocasiões, inclusive no Fórum Econômico Mundial e na Organização Mundial do Comércio, também recebeu diversas comendas e condecorações como a Medalha da Vitória (Ministério da Defesa), o Mérito Alvorada (GDF) e o Hall da Fama do Franchising Brasileiro (ABF).