Defesa, Segurança e Inteligência


Wilson Mendes Lauria

Sócio

Wilson Mendes Lauria

Oficial General (R1) do Exército Brasileiro, com mais de 37 anos de serviço, desenvolveu atividades nos domínios da política, tática e estratégia.

Participou do Projeto de implantação da Aviação do Exército onde, como piloto de teste, integrou o processo de recebimento de aeronaves recém-adquiridas. Como Instrutor da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército contribuiu para a formulação da doutrina de emprego do vetor aéreo da Força Terrestre e gerenciou a aplicação do exercício de simulação de combate estratégico-operacional AZUVER.

Na área de Inteligência foi analista e, posteriormente, chefe da Seção de Acompanhamento da Conjuntura Internacional do Centro de Inteligência do Exército onde desenvolveu atividades de assessoramento ao Comandante e Alto Comando do Exército Brasileiro. Em 2010, durante a sua gestão, participou do gerenciamento da crise decorrente do terremoto que atingiu o Haiti.

Como Adido de Defesa, Naval e do Exército Brasileiro junto à Embaixada do Brasil na República da Guiana desenvolveu iniciativas de cooperação que contribuíram para a consolidação de um ambiente de confiança mútua com a Força de Defesa daquele país.

Como integrante do Estado-Maior do Exército chefiou a Seção de Assuntos Internacionais onde foi o responsável pela criação, implementação e monitoramento do portfólio de cooperação técnica do Exército Brasileiro com os Exércitos das Nações Amigas.

Foi promovido ao generalato em 2015 e designado para o comando da 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada onde, em região de tríplice fronteira, conduziu operações militares conjuntas em ambiente colaborativo com todas as demais agências federais e estaduais que lá se encontravam desdobradas.

Como sua última comissão, comandou o Campus Brasília da Escola Superior de Guerra. Sob a sua liderança, aquela Startup Educacional passou por um processo de scale-up atingindo maturidade em um estágio de sustentação irreversível.

Além dos cursos militares regulares, o General Lauria graduou-se nas seguintes instituições: