Defesa, Segurança e Inteligência


Humberto Luiz Ribeiro

Curador

Humberto Luiz Ribeiro

Diretor da Epicentor. Engenheiro civil e ambiental pela Universidade de Brasília (UnB), atua e defende políticas públicas e privadas voltadas ao Desenvolvimento inclusivo, empreendedor e inovador. Tem pós-graduação em gestão e liderança nas seguintes instituições:

  • INSEAD – Institut Européen d’Administration des Affaires
  • MIT – Massachusetts Institute of Technology
  • The Wharton School – University of Pennsylvania
  • Georgetown University

Foi professor-visitante de Services Innovation & Trade na Cornell University (NY – EUA, 2014 e 2015), atuando junto ao Emerging Markets Institute (EMI), ao Cornell Institute for Public Affairs (CIPA) e à Cornell Tech.

É membro do World Economic Forum (Davos) desde 2002. Empreendeu iniciativas inovadoras, entre elas a SuperObra.com – ponto-com pioneira na Internet em Brasília – e a internacionalização da Politec – empresa referência no mercado de serviços de TI.

Fundador do CJE-DF e da CONAJE, é curador de programas e concursos de Inovação e Empreendedorismo no Brasil e exterior. Foi membro do Conselho Deliberativo Nacional do SEBRAE, e diretor de entidades empresariais como a BRASSCOM, o SINFOR e outras, além de membro de comitês internacionais como o BIAC-OECD e o WEDS da WITSA.

Foi Secretário de Comércio e Serviços do Governo Federal (2011 a 2014) quando liderou  iniciativas como o MEI (microempreendedor individual), SISCOSERV, Nomenclatura Brasileira de Serviços, SIMBRACS, Catálogo Oficial de Oportunidades para Investimentos no Brasil, Atlas de Comércio e Serviços, Política Nacional de Empreendedorismo, entre outras.

Palestrante em centenas de ocasiões, inclusive no Fórum Econômico Mundial e na Organização Mundial do Comércio, também recebeu diversas comendas e condecorações como a Medalha da Vitória (Ministério da Defesa), o Mérito Alvorada (GDF) e o Hall da Fama do Franchising Brasileiro (ABF).