Defesa, Segurança e Inteligência


Conteúdo

Uma seleção de artigos, notícias, pesquisas e conhecimentos de interesse do setor de Defesa e Segurança, selecionados para você pela curadoria da AWARE.

EUA ameaçam com represálias se Europa levar à frente projetos próprios de defesa

Mais gastos armamentistas, sim. Mas independência estratégica, não. Os Estados Unidos advertiram por escrito à União Europeia que seus planos atuais de defesa estão pondo em perigo décadas de integração da indústria de defesa transatlântica e de cooperação militar através da OTAN.

A carta, datada de 1º de maio, e à qual o EL PAÍS teve acesso, está carregada de ameaças, mais ou menos veladas, de possíveis represálias políticas e comerciais se Bruxelas mantiver sua intenção de desenvolver projetos europeus de armamento sem a colaboração expressiva de terceiros países, nem mesmo dos EUA.

A diatribe do Departamento de Defesa contra os planos europeus agrava a tensão entre a Europa e a Administração de Donald Trump, quando os ânimos já estavam acirrados devido à negativa da Alemanha e do Reino Unido de impedir a participação da empresa chinesa Huawei no desenvolvimento da telefonia de quinta geração.

— continua no site original <clique aqui>

Leave a Comment